O que é o marketing Digital?

Início/Marketing Digital/O que é o marketing Digital?

O que é o marketing Digital?

Atualmente todos parecem falar sobre marketing digital, mas o que significa? Como pode ajudar a sua empresa?

O marketing atual deve ser entendido como uma ferramenta utilizada para entender e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. É o processo pelo qual as empresas geram valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com estes, para poderem recuperar esse valor de volta através das vendas.

A partir desta base surge o termo “marketing digital”, que é o marketing aplicado ao meio digital, que se baseia na utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de criação, comunicação e oferta de valor, bem como na gestão das relações com os clientes. Uma grande mais valia do marketing digital é a possibilidade de monitorizar em tempo real o que esta a correr bem ou menos bem.

A internet é hoje a maior fonte de informação do mundo. Por isso a maioria das pessoas recorre a ela sempre que precisam de informação sobre algo, seja um problema, uma necessidade ou apenas satisfazer a curiosidade. Neste contexto as empresas já não se conseguem diferenciar só pela sua marca, produto ou serviço, têm de fazer parte da solução e oferecer conteúdo relevante, seja no seu site, nas redes sociais ou nos fóruns. Atraindo desta forma mais visitantes ao seu site para aumentar as vendas.

Uma estratégia de marketing digital não se encerra um site otimizado, para ser eficaz deve ser complementada com um conjunto de ferramentas que evolvem entre outras: e-mail marketing, social media marketing e mobile marketing, com o objetivo de cobrir as redes sociais, os dispositivos móveis, e envio de campanhas por e-mail. Podendo ser ainda reforçada com campanhas de Google Adwords e/ou facebook Ads.

Os consumidores têm atualmente acesso a todo o tipo de informação a qualquer momento e em qualquer lugar, quando querem saber sobre os seus produtos ou serviços, não têm apenas acesso a informação que a sua empresa disponibiliza, mas também ao que foi referido pelos colegas, amigos, família ou mesmo pela impressa, sendo que irão acreditar maioritariamente no que estes últimos referiram.

As pessoas querem marcas que conheçam e em quem confiem, com quem tenham uma relação personalizada e que tenham uma oferta adaptada as suas necessidades e preferências.

A questão que se coloca hoje não é sobre ter ou não uma estratégia de marketing digital, mas sim qual a melhor estratégia e ferramentas de marketing digital que se adequam a sua empresa e ao seu negócio.

About the Author:

Deixe o seu comentário